A revisão da vida toda é um conceito que se refere à forma de calcular o valor da aposentadoria levando em conta todas as contribuições feitas pelo seguro ao INSS, desde o início da sua vida laboral até a data do requerimento do benefício.
Esse conceito surgiu como uma alternativa à regra atual, que considera apenas as contribuições feitas a partir de julho de 1994, quando entrou em vigor o Plano Real.
Essa regra pode prejudicar quem tinha tratado mais altos antes dessa data e passou a receber menos depois de julho de 1994.
Em dezembro de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o direito dos segurados de pedirem a revisão da vida toda na Justiça, por 6 votos a 5. Essa decisão pode beneficiar milhares de aposentados e pensionistas que se sentem lesados pelo conhecimento atual.
No entanto, nem todos têm direito à revisão da vida toda. É preciso preencher alguns requisitos, como:
Ter contribuições vertidas ao INSS antes de julho de 1994; Ter recebido o primeiro pagamento da aposentadoria nos últimos dez anos; Não ter tido o benefício concedido depois de 12 de novembro de 2019, quando houve a reforma da previdência.
Além disso, é preciso fazer uma simulação para verificar se uma revisão da vida toda é realmente vantajosa ou não para o seu caso. Isso porque nem sempre o resultado será favorável ao segurado, pois depende de fatores como a evolução salarial, a idade e o tempo de contribuição.
Para fazer uma revisão da vida toda, é necessário contratar um advogado especialista em direito previdenciário, para analisar o caso, realizar previamente o investigado para verificar se há vantagem para o segurado ou não e, sendo aprovado, ingressar com uma ação judicial contra o INSS a fim de ver o seu benefício revisto. O prazo para pedir a revisão é de dez anos, contados a partir do primeiro pagamento do benefício previdenciário que pretende ser revisto.
Uma revisão da vida toda pode ser uma oportunidade para aumentar o valor de sua aposentadoria e garantir uma renda mais justa e digna. Mas antes de tomar qualquer decisão, procure se informar bem sobre o assunto e consulte um profissional habilitado.
O MMB Advogados conta com profissionais capacitados para analisar o seu caso, entre em contato agora mesmo e fala com um especialista no assunto.